domingo, 11 de julho de 2010


SEJAM BEM- VINDAS!

No ano de 2010, mais precisamente no mês de abril, a EMEI Carlos Drummond de Andrade recebeu para completar a Equipe de Gestão a Sra. Maria Regina Teixeira para assumir a função de Diretora Educacional. Em pouco tempo captou as necessidades da Unidade e foi à luta. Foi pró-ativa, pois efetuou prontamente compras pedagógicas essenciais para o bom desenvolvimento dos projetos desenvolvidos pela equipe. E como diz o poeta ”Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, continua a articular bons contatos com outras Secretarias que serão de grande valia para a escola e para comunidade.

Recebemos também a Sra. Maria Aparecida Araújo para a limpeza. Totalmente envolvida com os projetos da escola já faz parte da família Drummond.

Em nome de toda a Comunidade Escolar desejamos-lhes boas-vindas e sucesso profissional.

ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


"A criança é um ser curioso, e a incumbência do adulto é,deixar imaculada sua capacidade de perguntar".

Qual é o espaço da arte na sua vida?

Um vaso que ganhou da vovó?

O que é arte?

Para que nós precisamos dela?

Não vou usar para trabalhar, mesmo!

“na educação infantil é que faz desenho... Depois, aí é que vem trabalho duro...”

Estas são poucas das muitas falas comuns que escutamos sobre a arte.

Mas, você sabe quem foi Tarsila do Amaral?

Sabia que ela foi uma grande personagem (e continua sendo...), que fez com que o Brasil dispusesse de reconhecimento no exterior?

Quem foi Van Gogh?

Ele era gente como a gente?

Não damos espaço para a arte, porque não nos permitimos sonhar, imaginar, criar, apreciar o belo, dar um 'espaço' em nossa agenda tão lotada...

Mas saibam que, a cada dia mais, a arte vem sendo reconhecida, até mesmo nos grandes e temidos vestibulares. Quem não sabe 'ler' diferentes 'textos', acaba não tendo vez até mesmo no mercado de trabalho – quem não cria, não pode bem produzir, 'porque não se reconhece produtor do que tem em mãos...'

Penas daqueles que não são 'poetas', 'artistas', ou que não se deixam envolver pela magia, pelo encantamento de todas as expressões artísticas, expressões humanas, que trazem do homem o que de melhor este pode oferecer: traz o próprio homem, em sua essência, sua natureza, seus problemas e suas angústias, seus medos, mas também suas alegrias e festejos, suas brincadeiras e sonhos... Traz o homem de verdade, aquele que pode ser sincero, que não precisa mentir... Aquele que é ele mesmo, sem precisar fugir de si e dos outros. Aquele que diz, e pode assim fazer...

A arte tem esta propriedade de revelar a nós mesmos, e de nos expor para que os outros nos conheçam e façam parte de nossa vida.

A arte, de tão complexa, possui inúmeras definições, todas elas igualmente válidas.

A arte, para mim, é a expressão, da forma mais bela, mais profunda, mais emocional.

A arte é a expressão da essência das coisas.

É a beleza de se ouvir, ou de dizer: Eu te amo!;Gosto de você!; Você me magoou!; Estou triste hoje; Meu amor foi embora...

A arte, se não é a própria razão, ela precisa, inexoravelmente desta, pois traça caminhos pela ciência estudados.

Espero que apreciem, com olhos contemplativos, os trabalhos de seus filhos, não buscando enxergar um 'retrato', uma fotografia das coisas, da forma 'fiel' como são, como podemos observar. Espero que vocês possam como eu, enxergar por trás, por dentro, por fora, e adiante...

Espero que enxerguem o que realmente seu (sua) filho (a) quis dizer, e pôde dizer, com os instrumentos de que dispunha no momento.

Espero também, e mais profundamente, que a arte possa fazer parte de sua vida, da vida de sua família, como um recanto, um aconchego, um lugar de descanso e de diálogo entre pais e filhos.

PROFESSORA LUCIANA CUNHA RISSO

2006


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!!!



As Turmas das professoras Cibeli, Mara e Salete trabalharam este mês um tema muito importante pra a saúde de todos, aproveitando o Ciclo de Palestras que ocorreu na Associação de Moradores do Jardim Mercedes. Os alunos puderam pesquisar e estudar mais sobre alimentação. Foram feitos desenhos dos alimentos que nos proporcionam uma alimentação equilibrada, pesquisa dos alimentos que os alunos mais gostam e que fazem bem para o desenvolvimento equilibrado do corpo da criança. Além das atividades os alunos podem contar com a preparação de uma horta na escola que valoriza e incentiva o consumo de verduras e legumes. A hora do lanche também se tornou um momento de grande prazer, através do auto-serviço o aluno pode servir-se do que gosta e da quantidade que deseja comer, evitando desperdícios. Para finalizar esta atividade, foi preparada uma deliciosa salada de frutas e na aula de culinária os alunos puderam conhecer e saborear o prazer de uma sobremesa bem nutritiva.

A Quadrilha

A quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a "quadrille", em voga na França entre o início do século XIX nos campos. A quadrilha, como outras danças brasileiras como o pastoril foi sistematizada e divulgada por associações municipais, igrejas e clubes de bairros, sendo também defendida por professores e praticada por alunos em colégios e escolas, na zona rural ou urbana, como sendo uma expressão da cultura cabocla .

Cuide de sua Saúde e desfrute de uma VIDA SAUDÁVEL

Cuide de sua Saúde e desfrute de uma

VIDA SAUDÁVEL

Pratique Atividades Físicas

Atividades

Terça

Quinta

Observações

Caminhada

Monitorada

7h30

às

8h30

7h30

às

8h30

Atividade desenvolvida no entorno das escolas

Turma da

Ginástica

9hoo

às

10h00

9hoo

às

10h00

Atividade desenvolvida na sede da Associação

Atendimento à comunidade

10h00

às

11h00

10h00

às

11h00

Inscrições e Orientações com a Profa. Luciane

Endereço da Associação : Rua Maria José Simões, no.461

Jardim Nova Mercedes

PROJETO PROFISSÃO



Este ano fizemos uma pesquisa para descobrir quais as profissões dos moradores do bairro. Após responderem um questionário os pais que se dispuseram vir até a escola foram convidados a passar uma tarde com as crianças contando sobre seu trabalho.

Recebemos a visita da Marília, mãe do Vitor, Ag.IIIE.

Ela é artesã e mostrou aos alunos sua arte na confecção de tapetes coloridos encantando os alunos com a delicadeza de como cada ponto de crochê se torna um lindo tapete.

Uma visita muito divertida Jacy, uma mãe da Julya e a outra mãe da Evellin,as duas trabalham em um salão de beleza como cabelereira e manicure. Depois que falaram sobre suas profissões fizeram lindos penteados nas crianças com gel e com bexigas. Nas meninas pintaram as unhas com cores bem modernas e alegres.

Compareceu também a mãe da criança Ellen, a Marizete, e a mãe do Bruno, a Luciana, que vieram falar sobre a profissão de boleira. Como demonstração de seu trabalho ensinaram as crianças a fazerem bolachinhas. Todos puderam assim aprender sobre quantidade, cor, consistência, sabor e transformação dos alimentos.

Também recebemos a visita da Daniela, mãe da criança Luís Henrique. Ela é vendedora, e entre as coisas que vende é um delicioso pão de queijo. No final da apresentação presenteou as crianças com a degustação do produto e aprovado pelos alunos.

Este trabalho ainda não terminou, ainda tem algumas visitas agendadas para o próximo semestre. A Equipe da EMEI Carlos Drummond de Andrade, em nome de todas as crianças, agradece todas as mães que colaboraram para a realização deste projeto que desperta na criança o conhecimento, a integração, o respeito aos mais velhos, a solidariedade, a atenção e a descoberta de novos valores.

Professoras Salete, Mara e Cibeli


LEITURA PARA CRIANÇADA (Teresinha Inácio)

Ela ajuda o pequeno a superar o medo e a enfrentar os perigos que sente á sua volta, alcançando o equilíbrio adulto tão importante e necessário para o seu desenvolvimento.
“Um país se faz com homens e livros”.Você seria capaz de ir contra esta bandeira? A frase é do escritor Monteiro Lobato ( 1882-1948), referencia na Literatura Infantil. Já naquele tempo, o brasileiro se preocupava em entreter os pequenos por meio da leitura, pois,provavelmente, sabia do seu valor para o crescimento deles.
Você que é adulto hoje já avaliou o quanto a leitura, dos livros de Monteiro Lobato ou de outros escritores, colaborou para o seu desenvolvimento e o das crianças com quem conviveu? Ler faz que as pessoas participem do universo que as cerca. Elas se tornam receptivas para mudanças em si mesmas e no mundo. Conhecem melhor seus sentimentos, reagem perante medos e dúvidas, dialogam melhor. Um aprendizado e tanto, principalmente para quem ainda não passou dos 10 anos.
Com a leitura, a criança é levada a se identificar com o herói da história, não devido à sua bondade, mas por encontrar nele a própria personificação de seus problemas infantis: seu desejo inconsciente de bondade e beleza e, principalmente, sua necessidade de segurança e proteção. Ela pode, assim, superar o medo que a inibe e enfrentar as ameaças que sente à sua volta, alcançando gradativamente o equilíbrio adulto tão importante e necessário para o seu desenvolvimento.
E aqui fica uma dica para os leitores e pais: depois da leitura de um livro é interessante assistir um filme ou uma peça de teatro, sobre o mesmo tema, pra desenvolver, de maneira espontânea e prazerosa, um diálogo, possibilitando que a criança exponha suas opiniões e sentimentos.

Teresinha Inácio é psicanalista e terapeuta transpessoal.
Escreve para a Revista Vida Natural- Mente Livre.