domingo, 11 de julho de 2010


LEITURA PARA CRIANÇADA (Teresinha Inácio)

Ela ajuda o pequeno a superar o medo e a enfrentar os perigos que sente á sua volta, alcançando o equilíbrio adulto tão importante e necessário para o seu desenvolvimento.
“Um país se faz com homens e livros”.Você seria capaz de ir contra esta bandeira? A frase é do escritor Monteiro Lobato ( 1882-1948), referencia na Literatura Infantil. Já naquele tempo, o brasileiro se preocupava em entreter os pequenos por meio da leitura, pois,provavelmente, sabia do seu valor para o crescimento deles.
Você que é adulto hoje já avaliou o quanto a leitura, dos livros de Monteiro Lobato ou de outros escritores, colaborou para o seu desenvolvimento e o das crianças com quem conviveu? Ler faz que as pessoas participem do universo que as cerca. Elas se tornam receptivas para mudanças em si mesmas e no mundo. Conhecem melhor seus sentimentos, reagem perante medos e dúvidas, dialogam melhor. Um aprendizado e tanto, principalmente para quem ainda não passou dos 10 anos.
Com a leitura, a criança é levada a se identificar com o herói da história, não devido à sua bondade, mas por encontrar nele a própria personificação de seus problemas infantis: seu desejo inconsciente de bondade e beleza e, principalmente, sua necessidade de segurança e proteção. Ela pode, assim, superar o medo que a inibe e enfrentar as ameaças que sente à sua volta, alcançando gradativamente o equilíbrio adulto tão importante e necessário para o seu desenvolvimento.
E aqui fica uma dica para os leitores e pais: depois da leitura de um livro é interessante assistir um filme ou uma peça de teatro, sobre o mesmo tema, pra desenvolver, de maneira espontânea e prazerosa, um diálogo, possibilitando que a criança exponha suas opiniões e sentimentos.

Teresinha Inácio é psicanalista e terapeuta transpessoal.
Escreve para a Revista Vida Natural- Mente Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário